- CASA MEMORIAL RITA AMADA DE JESUS (Ribafeita)
- Casal Mendinho, Ribafeita - 3515-825 VISEU
- casamemorialmrita@gmail.com
- 937 853 771
A Casa Memorial Rita Amada de Jesus compreende o local onde existiu a habitação de família da beata Rita, onde nasceu, onde viveu e onde estão os gérmenes da vocação e da missão que Deus lhe confiou, conforme sentiu desde muito nova.
No projeto expositivo expõem-se elementos de referência da sua vocação, da sua vivência e fé e da sua ação, nomeadamente no que concerne à fundação do Instituto Jesus Maria José e à respectiva dinâmica evolutiva até à actualidade. Toda a envolvente participa das memórias de Rita Amada de Jesus, pelo que foi colocada sinalética, que permite compreender de que forma ela fruiu dos espaços e retirou vivências importantes para o seu projeto de vida em comunhão com Deus.
- Museu das Técnicas Rurais – Museu Municipal (Oliveira de Frades)
- Praça Luís Bandeira, 3680-091 Oliveira de Frades
- museu_ofrades@hotmail.com
- 232 763 789
Inaugurado no dia 7 de Outubro de 2001, o Museu das Técnicas Rurais – Museu Municipal de Oliveira de Frades tem-se revelado uma estrutura de inegável interesse para o concelho e para a região.
As suas coleções são constituídas fundamentalmente por objetos etnográficos, ligados ao mundo rural, como a designação do Museu o indica, e por objetos arqueológicos provenientes de monumentos espalhados pelo território concelhio.
- Museu MUNICIPAL DE VOUZELA
- Praça Morais de Carvalho, 3670-000 Vouzela
- museu@cm-vouzela.pt
- 232 740 710
O Museu apresenta uma exposição permanente de arte sacra, para além de um espaço de etnografia. Na sala da arqueologia apresenta peças de cerâmica entre outras. Tem ainda uma Sala do Brinquedo, com diversos brinquedos antigos, entre os quais bonecas de porcelana.
Tem exposições temporárias e visitas guiadas, sempre que solicitadas.
- Museu Rural de Carvalhais
- Carvalhais, 3660-061 São Pedro do Sul
- 232 700 040
O Museu Rural de Carvalhais integra um Espaço de Etnografia local, onde é possível conhecer de bem perto as alfaias agrícolas, as peças de carpintaria, os conjuntos do ciclo do linho e do ciclo do pão e até as tradições e usos populares locais.
Não deixe de reparar na loiça preta ou barros de Molelos, nas faianças portuguesas e nas peças arqueológicas vindas do Castro de Cárcoda (Idade do Bronze, Idade do Ferro e período Romano). Noutra sala estão expostas peças de arte sacra, como paramentos, o Candelabro do Ofício das Trevas, o Missal, o Santo Sepulcro, entre outras. O museu é dotado ainda de um notável conjunto de 13 moinhos ao longo de uma linha de água, onde ainda é possível assistir à moagem da farinha de forma artesanal.