PRÉ-
HISTÓRIA
Remontam a recuadas épocas pré-históricas os primeiros sinais de povoamento. Por toda a Região de Lafões, restam vestígios de populações neolíticas, que, sobretudo em pontos elevados de terras graníticas, construíam as suas habitações, inumavam os seus mortos em dólmens e mamoas e, nas pedras das encostas dos montes, gravavam sinais, provavelmente relacionados com os monumentos funerários.
- Anta de Arca
- Arca - Oliveira de Frades
- Propriedade - Pública
O DÓLMEN DE ESPÍRITO SANTO DE ARCA (Pedra dos Mouros), na freguesia de Arca. É um dos mais belos dólmens da Beira. E dos mais conhecidos, até porque a sua fotografia tem aparecido a ilustrar alguns compêndios escolares. A tampa mede 4,2 m. de comprimento, por 3,2 m. de largura e está sustentada por três altos esteios (há restos de outros, partidos) a 4,5 m. do solo, permitindo, como diz Amorim Girão, “passar-se a cavalo por baixo e impedindo subir a ela sem auxílio de uma escada”.
- Dólmen de Antelas
- Antelas - Oliveira de Frades
- Propriedade - Pública
Classificado como Monumento Nacional em 1990, o Dólmen ou Anta pintada de Antelas é um dos mais importantes vestígios materiais da cultura megalítica em Portugal. Este monumento do megalitismo nacional localiza-se entre as povoações de Pereiras e Antelas, a cerca de 5 km da vila de Oliveira de Frades.
- Pedra das Ferraduras Pintadas
- Benfeitas - oliveira de Frades
- Propriedade - Pública
Localizado na povoação de Benfeitas, freguesia de Destriz, o arqueosítio é composto de uma rocha granítica com aproximadamente seis metros e meio de comprimento e três e meio de largura, em cuja superfície foram gravados diversos símbolos, já bastante esbatidos pela acção dos agentes de alteração e alterabilidade..
- Pedra Escrita
- Serrazes - S. Pedro do Sul
- Propriedade - Pública
A Pedra Escrita em Serrazes, no concelho de São Pedro do Sul, é um monólito granítico com pouco mais de 2,5 metros de altura por 2 metros de largura.
Este monumento pré-histórico poderá ser datado (hipótese) do século X a.C., segundo o geógrafo Amorim Girão.
Mais conteúdos em preparação!
Se tiver material que possa disponibilizar envia as mesmas para visitlafoes@gmail.com
Obrigado!